Lembro-me de algumas experiências que achei muito válidas: Sarau na sala de aula foi muito gratificante , os alunos escolheram as poesias ,estudaram em casa ,fizeram convites , enumeraram as poesias aos alunos que iriam apresentar, o dia e hora que iria acontecer.Foi lindo a dramatização, as poesias : José , Nega Fulô e outros autores ,,naquele momento o professor sente realizado por estar ensinando algo que os alunos escolheram e participaram com interesse e entusiasmo.
Outra experiência foi um trabalho interdisciplinar com Educação Física.Os alunos pesquisaram sobre autores e personagens clássicos, como Narizinho, Emília,Vovozinha, Alice ,Branca de Neve etc e vestiram a caráter.Houve uma apresentação de dança interpretando A Bela e a Fera ,no final fiz umas considerações incentivando os alunos a lerem e interpretarem o que estão lendo.Essa apresentação foi legal,os alunos realmente participaram e a aprendizagem foi de forma natural.
Dulcelina Cunha de Oliveira
É isso que faz a gente gostar do que faz,não é Dulcelina.É ai que eu acredito que o poema de João Cabral de Melo Neto,"Tecendo a manhã"se encaixa muito bem.
ResponderExcluirTecendo a manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro;de um outro galo
que apanhe um grito que um galo antes
e o lance a outro;e de outros galos
que com muito outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã,desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em uma tela, entre todos,
Se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão
Lindo...
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