terça-feira, 4 de junho de 2013

Meus primeiros contatos com a Leitura e Escrita

Nossa vou fazer uma viagem direto do túnel do tempo. Lembro -me da minha primeira experiência com as letras, morava na zona rural, fui para a escola com 07 anos completos ( já que faço aniversário em janeiro ) um pouco defasada em relação a minha única irmã, que já estava na 3ª série ( 4º ano hoje ), visto que a nossa diferença de idade é de 1 ano e meio ( já entrei em desvantagem, ela faz aniversário em agosto rsrsrsrsrsrsrs ) eu vivia a "fuçar" no material dela para ver se eu aprendia alguma coisa para chegar no primeiro dia de aula e não "pagar mico", mas que nada , ela escondia tudo, não me deixavar ver nem a famosa cartilha Caminho Suave. Mas o grande dia chegou, e assim com ele também um enorme temporal, bem na hora de eu ir para a escola, como era perto da fazenda que eu morava, minha mãe me deu um guarda-chuva e dois saquinhos plásticos para que eu colocasse nos pés e não corresse o risco de molhar meu sapato novo, especialmente comprado para esse grande dia , uma conga azul marinho, linda de viver!!! E lá vou eu conhecer minha professora, nossa que medo, que ansiedade, que frio na barriga... meu DEUS, Dna Zuzu era a mestra, cara brava, mas coração de mãe, me acolheu, assim como todos que estavam a sua espera, alfabeto no "varal" e cartilha na mão, aliás me lembro até hoje de todas as letras e a relação que elas traziam: A de abelha, B de barriga, C cachorro.... Z de zabumba ( meu DEUS nem imaginava o que seria uma zabumba ) mas aprendi e tenho orgulho de ser professora, embora o reconhecimento ( financeiro e pessoal ) não seja o que almejamos, mas com certeza, muitos profissionais já passaram por mim, e tenho certeza que pude contribuir para a construção do conhecimento deles, e só tenho a agradecer, minha primeira professora Dna Zuzu e a maravilhosa Dna Miriam Bizon, que eu amo de paixão, e muito me ensinou no meu crescimento como pessoa também!!! Nossa vou parar por aqui, porque já comecei a chorar, que viagem gostosa que acabo de fazer... Abraços...

Carmem Sílvia A. J. Ribeiro

Um comentário:

  1. Carmem, amei este texto.Já fiz esse comentário em outro lugar,não é demagogia,não.Ah! nem preciso dizer isso. Parabéns,pelo trabalho que tem realizado com seus alunos,porque, quando a gente gosta do que faz acontece o que aconteceu com você e os frutos com certeza serão muitos.

    ResponderExcluir