quarta-feira, 5 de junho de 2013

Recordar é viver...

Parece que foi ontem… (A série Vagalume)

 
Nos anos 70 e 80 fazia o maior sucesso entre a galera que curtia leitura a Série Vagalume, coleção de livros da Editora Ática. Alguns títulos: “Cabra das Rocas”, “Cem noites Tapuias”, “Éramos Seis”, “O Escaravelho do Diabo”, “A Ilha Perdida”.


Coleção Vaga-Lume -  A Ilha Perdida

Coleção Vagalume - A Ilha Perdida

Maria José Dupré

Descrição Rápida

Descobrir o mistério da ilha perdida. Era esse o ousado projeto dos irmãos Henrique e Eduardo. Porém, quando mal começava sua excursão, depois de atravessar o rio, os dois se viram tão perdidos quanto a própria ilha em que se encontravam. ... Ler mais | Informações técnicas
 
 

MENINOS SEM PÁTRIA  – Coleção Vagalume – Luiz Puntel

No final dos anos 60, Marcão e sua família são obrigados a deixar o Brasil, para viver em outros países a árdua experiência do exílio. 
 
 

Como a Série Vagalume foi importante na minha adolescência, especialmente com a coleção "Os Karas", do Pedro Bandeira! Que saudade!

Samba [Juvenil] O Cachorrinho Samba   Maria José Dupré
No colo da Vovó, lambendo a orelha dos donos ou brincando com a garotada, o cachorrinho Samba era a alegria da casa. Até o dia em que ele, curioso, resolveu dar uma saidinha… e acabou se perdendo na cidade grande, cheia de perigos, pessoas ameaçadoras e lugares desconhecidos.

O Cachorrinho Samba na Floresta

O cachorrinho Samba vai morar em uma chácara. Certo dia, ele vê uma floresta e decide ir até lá para descobrir se havia algo de interessante. Enquanto adentra na floresta, Samba houve um forte barulho e se esconde, descobrindo depois que o barulho provinha de caçadores que estavam caçando macacos saguis. Um deles consegue fugir, e Samba acaba fazendo amizade com o macaco...

Enquanto passa as férias na chácara, Samba observa, ao longe, uma floresta. Curioso, resolve explorá-la e se envolve em uma aventura misteriosa.


A Mina de Ouro - Maria José Dupré - Coleção Cachorrinho Samba - Editora Ática - 112 pág.A história narra mais uma aventura do grupo de jovens amigos composto por Henrique, Eduardo, Quico, Oscar, Vera e Cecília, e o cachorrinho Samba. Desta feita o grupo se perde no interior de uma mina abandonada. Transcorrendo em 30 capítulos, só ao final é que a turma se encontra com Pedrinho, que ficara do lado de fora. Samba é festejado como o herói que indicara a saída.
 
A história trata da visita à fazendo pelo grupo de garotos composto por Oscar, Vera, Lúcia e Quico, aos quais se juntara a menina Cecília, uma prima, e que dá o mote da nova aventura ao relatar haver visto uma luz brilhar no alto da montanha ali existente. Da exploração do estranho brilho descobrem um mundo subterrâneo feito em ouro e habitado por anões, em que os valores diferem do mundo real. Dividido em dezoito capítulos, a obra revela como podem ser criativas as férias numa fazenda, em que aventura se mistura à fantasia.


 Nossa quanto livros dessas coleção eu lia, minha adolescência foi regada a tudo isso, e como era boa meu DEUS!!!!!!

SAUDADES.....
 
 By Carmem Ribeiro

7 comentários:

  1. Nossa como é bom recordar e ver que sua infância e adolescência valeram muito a pena... Essa garotada de hoje não sabe o que estão perdendo... troco qualquer rede social, celular de última geração... por todos esses livros...

    ResponderExcluir
  2. Adorei tudo!Gente olha esses livros,acredito que qualquer pessoa que passar por aqui vai lembrar com saudades ou de uma turma ou de um professor.Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho alguns até hoje, espero que meus dois filhos amem a leitura também, sou mais o ditado " filho de peixinho, peixinho é " a " casa de ferreiro, espeto de pau" rsrsrsrsrsrs... que mãe professora que não quer ver seus filhos mergulhados no mundo da literatura...

      Excluir
  3. Carmem,gostei demais do seu relato de experiência com a leitura.Nossa!Quanta coisa da para nós trabalharmos com esse texto.Posso pegá-lo emprestado?Legal que posso dizer que conheço a autora.Sabe o que é,ele casa direitinho com a realidade de algumas das nossas crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode Elisete, lembro com muito orgulho de tudo isso, sei o quanto foi difícil estudar e chegar até aqui, vindo de uma família muito simples, de pais semi alfabetizados, mas que sempre presentes e me dando apoio para que nunca desistisse do meu sonho. Por isso não aceito quando dizem que o aluno é muito pobre e nunca vai chegar a uma faculdade, mentira , se ele tiver pais que o apoiam e força de vontade, chega sim... Uma pena que hoje eles têm muito mais oportunidades e não querem nem saber, muito triste isso, não é fácil falar em futuro com eles, se nem mesmo entendem o próprio presente, mas não desisto, enquanto puder plantar uma sementinha nessa imensa floresta, estarei firme e forte!!! bjs

      Excluir
  4. A leitura é uma atividade de compreensão que implica a construção de uma representação coerente da informação de um texto escrito.Trata-se de um saber que a escola deve ensinar.Neste sentido a leitura é,ao lado da escrita,objeto privilegiado do ensino de Língua,em função do qual os saberes tradicionalmente atendidos na escola ganham novos significados.Além disso sendo veículos de todas as aprendizagens, a leitura é considerada um dos chamados "saberes transversais. Por isso ensinar a compreender textos,isto é,desenvolver estratégias que contribuam para a formação de leitores autônomos e competentes,é tarefa de todas as áreas disciplinares,processo no qual a intervenção docente torna-se indispensável. Umberto Eco

    ResponderExcluir
  5. Fato Elisete!!! Perfeito o texto do Umberto Eco...

    ResponderExcluir